Como curar ressaca

Dicas de como curar a ressaca depois de uma noitada “daquelas”

 
 
 
Sim. Ressaca não é nada bom.

Sim. Ressaca não é nada bom.

Uma das principais razões que faz com uma pessoa queira parar de beber é a famosa ressaca do dia seguinte.

Pense comigo: os seus amigos te chamam para uma festinha, você resolve tomar todas para ganhar coragem e cantar aquela gatinha, ou pra perder a vergonha e dançar no meio do salão… ou ainda, pra dar boas risadas. Beleza, tudo ok, até que você passa da conta, vai dormir e acorda com aquela dor de cabeça bizarra, o corpo mole, um enjôo terrível. Seja bem vindo ao terrível mundo da ressaca.

Mas, afinal… O que causa a ressaca?

Resposta simples e objetiva: o álcool. Quando você bebe, o seu organismo gasta uma grande quantidade de energia para filtrar o álcool do seu sangue. Portanto, energia = glicose. Ou seja, pra começar, seu corpo fica debilitado porque gastou muita glicose.

Além disso, o álcool inflama o seu intestino, o que pode causar dores de barriga e diarréia, além de inflamar também o seu estômago, o que causa o enjôo tão característico.

Sabia que a bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina? Para quem não sabe, vasopressina é o nosso HAD (hormônio antidiurético). Imagine assim: quando o teu corpo está com pouca água, este hormônio é secretado para que seus rins retenham líquido. Portanto, com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não será liberada, fazendo com que você perca muita água através da urina (já que seus rins não poderão retê-la). Por isso que quando estamos bebendo, vamos ao banheiro várias vezes.

Quando teu corpo está descansado, o seu organismo faz um trabalho danado para filtrar todo o álcool do teu sangue. Como você está desidratado, as suas células ficam, literalmente, com sede. Portanto, a dor de cabeça proveniente da ressaca é justamente isso: seus neurônios pedem água!

Já viu, né? Beber faz muito mal à saúde. Eu preciso aprender isso. :D

Prevenindo e curando a ressaca

Agora que você já é um expert em ressaca, vamos agora aprender como prevení-la.

Coma antes de beber (principalmente gorduras)!

Sim, isso é muito importante. Quando você come, o seu organismo não trabalhará apenas com o álcool no estômago. Nem pense em ingerir bebida alcoólica de estômago vazio!

Aproveite e coma alimentos gordurosos. A gordura, literalmente, “forra” a parede do estômago e do intestino, dificultando a retenção do álcool por parte dos mesmos.

Super dica para o “durante a bebida”

Uma dica excelente para você que bebe bastante é: beba MUITA água durante a farra. Tipo… A cada dois copos de cerveja, beba um copo d’água. Isso previne a desidratação, seu organismo trabalha melhor e com menos intoxicação. A água é um santo remédio, acredite. Trocar a água por suco ou refrigerante também é uma ótima sacada: os dois (quando adoçados, claro) contêm glicose. Daí, matam a sede, e ainda injetam energia no seu organismo.

Fumar bebendo? Nem pensar!

Esta é simples: quando você fuma, seu organismo se enche de nicotina e de pouco oxigênio. Ou seja, as chances de você se intoxicar bem mais rápido são tremendas.

Colher de óleo antes… funciona?

Sim, companheiro. Não funciona de um jeito que você dirá: “caramba, como isso é demais”, mas também forra o teu estômago e dificulta a absorção do álcool.

E o tal do engov… Funciona ou não funciona?

A resposta é… Sim, funciona! Mas nem pense em tomá-lo antes, camarada. Um ou dois depois é que faz efeito, pois ele contém substâncias que contraem os seus vasos sangüíneos (diminuindo a ressaca e o mal estar), analgésico e hidróxido de alumínio, para aliviar a digestão.

Putz, não, deu… Tô aqui mal, nem tinha lido a parte da prevenção… O que faço agora?

Hahahahaha… Cara, pra começar, depois que ler estas dicas, desligue o seu computador, pois a ressaca causa fotosensibilidade, ou seja, a luz incomoda. Aposto como você nem está abrindo os olhos direito na frente da tela do PC.

Mas enfim, vamos ao que interessa. Beba muita, muita água. Seu organismo está pedindo água, portanto, beba o máximo de água que puder. Garrafinha do lado (de água, pelo amor de Deus, viu!), deite-se um pouco, apague as luzes do quarto, feche as janelas e descanse. A água ainda continua sendo o melhor remédio para curar ressaca.

Cafezinho? Só se for com bastante açúcar!

Um dos grandes mitos que existe por aí é que, para curar ressaca, o ideal é tomar uma xícara de café sem açúcar. Certo? ERRADO!

O café, apesar de estimulante, será excelente se for acompanhado de muito açúcar. Não sei se você se recorda, mas açúcar = glicose. Portanto, quanto mais glicose você ingerir, mais energia dá ao seu corpo para processar a bebida. MAS CUIDADO: uma alta ingestão de açúcares pode fazer mal à saúde. Se você é diabético, então, nem pensar!

Dica: 100% de chances de você não ter ressaca!

Esta você precisa aprender, e eu também. A forma 100% segura de você não ter ressaca no dia seguinte é… Não bebendo. Simples assim. Afaste-se da bebida, fique no refrigerante que você vai longe.

Ou então, acorde com aquela dor de cabeça fdp e diga a frase clássica: Eu nunca mais vou beber nessa porra!” :D

Tags: , , ,

344 comentários

  1. Cara, nao é bem assim nao kk, no dia seguinte o estomago estara acido, e quem estudou um pouquinho de quimica sabe que a agua tambem é acida, por maior que seja a sede nao é recomendado pois voce pode piorar.
    Faça o Teste!!

    • fascinating dialogue is value conmemt. I think that it is best to write more on this subject, it might not be a taboo topic but typically people are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

  2. Tudo q ele disse desde o início. Tudo isso aconteceu comigo no dia anterior à ressaca. Álcool é barril mesmo. Obrigado pelas dicas!

  3. Cara, a pessoa que escreveu esse post merece um prêmioo, muito ilárioo! Explicou tudo de uma maneira facil e descontraida!!! Mas convenhamos, deixar de beber na balada num rola, então vamos seguir as dicas que são cabíveis e cair na balada!!!!

  4. Muito obrigado ajudou muito mesmo

  5. Powwwwwwww velho to mt mal aqui vou direto me encher de agua kkkkkkkkkkkkk a Katia é foda ;/

  6. Quem escreveu esse post parece ser muito comédia, do jeito certo pra tomar umas no bar e trocar uma ideia. kkk, Malditos destilados !

  7. Bebi muito ontem, não misturei nada. Mais hojê to com uma sede eu bebo agua e vomito de novo.

  8. muito bom mesmo..dando dicas de forma discontraida ficou muito bom !! Parabéns, e valeu pelas dicas

  9. to passando mau euto muito mal to vendo tudo dobrado nao posso nem sair na claridade eu quero minha mae hoje nunca mais eu bebum ei alguem me ajuda alguem tras mais 1 cris pra para a tremedeira disseram que e um santo remedio adorei as dicas

  10. Mas hj é sábado, estou naquela de q ” Pra curar a ressaca tome mais uma . ”
    Amanhã penso em curá-la, pois SEGUNDA tenho q trabalhar!
    Vale tbm LEMBRAR que no café da manhã um bom pedaço de MELANCIA cai bem, VLEW!!!

  11. Eu nunca mais vou beber nessa porra…. kkk JURO.

  12. Adorei as dicas…sempre bebo muita agua mesmo, mas so me lembro de fazer isso no outro dia. Nesse exato momento não to conseguindo nem tc…to péssima, uma ressaca infernal. Demoro muito tempo para me recuperar e e toda agua que bebo vomito…acho q ja vomitei umas 30 vezes. Mas foi as melhores dicas qui li até agora. Parabéns!

  13. Eu nunca mais vou beber nessa poooooorra!!!

  14. Porra vey, fui pra festa com meu namorado ontem, bebi tanto que nem liguei, quando sai da festa ainda bebi outro tipo de cerveja, dai de vez deu ir pra casa fui pra casa dele chegamos lá tomamos vinhos e mais cerveja! Hoj to com uma ressaca miserável, nem no estudar hoj eu consegui! Mais valeu a dica, na próxima eu previno mais!

  15. Putz, tudo verdade! Obrigado pelas dicas, mas agora eu vou desligar o pc, porque realmente não consigo abrir os olhos direito. ‘-’
    “Eu nunca mais vou beber nessa porra”.. Sério! Nunca mais kk’

  16. to no veneno hoje[ressaca] mais os meus amigos dissi q eu zuei de + onten kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Bebi muito ontem e só tomo cana tou com um enjoo orrivel mais não adianta diser que não bebo mais que estou mentido

Deixe um comentário